Editorial Oxigenando
Por muito tempo a idéia de escrever um jornal vem martelando a cabeça de seu primeiro idealizador. A proposta foi lançada ao grupo durante uma festa. Todos gostaram. Só restou uma duvida: “e o nome?”. Foi ai que “fudeu de vez”, ficamos horas, dias, meses... Tudo pra achar o nome ideal.
OXIGENANDO. Foi esse o nome que escolhemos. Não sabemos se é o melhor, mas foi o melhor que conseguimos (há ainda alguns que não gostam... Estorvos!).
Apesar de haver controvérsias, acreditamos que esse nome representa de maneira clara nossos objetivos.
Oxigenar idéias, conceitos, levar as pessoas a pensar, essa é a nossa proposta principal.
Há também propostas secundárias que acompanham a oxigenação, a liberdade de expressão (ou espreção, o importante é expressar-se). A liberdade é por nós prezada tanto na forma quanto no campo das idéias.
A fuga do “teen” é uma de nossas metas, a juventude massificada, talvez seja essa a nossa maior “birra”.
Inovar, oxigenar, pensar. Essas são nossas palavras de ordem na tentativa de mudar o mundo e a nós mesmos (clichê? Pode até ser, mas a liberdade é uma prioridade, se cremos que ele diz o que queremos dizer, por que não?).
Talvez quem ler nossos textos gostem, talvez não. Nossas opiniões serão expressas e isso já nos basta, é claro que adoraríamos encontrar pessoas que pensam, sejam esses pensamentos contra ou a favor do que cremos e escrevemos (e queremos nos comunicar com essas pessoas).
Para terminar, lá vai mais um chavão (esse é bruto): “posso não concordar com o que você diz, mas lutarei eternamente pelo seu direito de falar” (acho que é mais ou menos assim).
Pense, inove, liberte-se, diga, contradiga, OXIGENE.
(Se não quiser não faça, aqui você pode!).
Daniel Sforni
Oi Daniel,
Também adoro esse pensamento (acho que é do Voltare). Ele exprime a mais perfeita idéia de respeito ao outro, ao pensamento plural, ao que não é espelho...
Passarei sempre por essa página. Vou adicioná-la aos nossos favoritos. Até mais.
Tânia Alvarez
Daniel
O título foi super adequado. Além da palavra em si ser sugestiva, o fato de estar no gerúndio dá idéia de movimento, de algo que está em processo, passível de modificação conforme os textos e a interação com as demais pessoas forem surgindo.
Legal!