<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5586825290105942808\x26blogName\x3dOxigenando\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://oxing.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://oxing.blogspot.com/\x26vt\x3d3364406694274201526', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>

 

 

A vida não é claro, escuro e vultos, mas cores, e tão fortes!


Por muito tempo, não notei essas cores, esse colorido, essa diversidade. Talvez essa tempestade hormonal que acomete meu corpo ou o fato de eu ser do signo de gêmeos tenham me impedido de ver que nem tudo é preto ou branco.

Sempre dividindo as coisas entre boas e más, com uma visão dualista extremamente rígida, esqueci-me do fato de haver outras verdades além da minha. Com isso, julgava e condenava pessoas por atos e palavras, muitas vezes (na grande maioria), o julgado não tinha direito a resposta nem defesa, cabendo à pessoa apenas cair no meu desagrado.

Esse meu dualismo monocrômico, preto e branco, bem e mal, deixou de ser um fato corrente no meu dia-a-dia, quando percebi minha monolateralidade e resolvi mudar. Não que tenha abandonado minha velha forma de ver o mundo de um dia para o outro, mas sim comecei a me policiar e a me vigiar com intenção de ser o mais imparcial e justopossível.

A partir de então, no momento que quis ver as cores do mundo e toda a diversidade que ele oferece, percebi que, por mais que duas pessoas pensem da mesma forma, elas jamais terão opiniões idênticas, pois sempre haverá diferenças de tons, sutis, mas que se olhadas de perto perceptíveis.

Nesse período, em que ia do preto-branco para o multicor, aprendi que, mesmo eu não concordando com uma pessoa em um determinado aspecto, não posso descartá-la como um todo e desvalorizar suas opiniões.

O mundo é colorido, talvez fosse mais fácil se ele fosse preto e branco, porém sem cores ele não teria a mesma graça.


Daniel Sforni

Por Oxigenando
Data terça-feira, 28 de agosto de 2007
Horário 17:58
Comentários :
 

 
Anonymous Anônimo :

Fico feliz que tenha descoberto as cores do seu mundo.
Porém, mais importante do que descobrir as cores (que se apagam), é achar o pincel que as mantém vivas. E isso, nem todos conseguem.

ps.: Que Sebastião Salgado e seus nordestinos não nos ouçam.

 
 
Anonymous Anônimo :

Interessante Sr. Sforni. Comigo muitas vezes acontecia o oposto.
Tinha dificuldade em ver que também existia o preto e o branco, e que nem sempre era possível estabelecer áreas cinzas.
Tentei diversas vezes catalogar pessoas em inúmeras outras cores, explorando todas as possibilidades de verdades, contextos e interpretações pessoais; quando se tratava simplesmente de falta de caráter, de honestidade, empatia, etc.
Acredito sim, serem as cores nas suas variedades a grande beleza da vida, mas acabei aprendendo que os extremos existem; que algumas vezes as pessoas são boas ou más, as coisas são certas ou erradas, e só. E não adianta tentar colorir.
Não nego ser meio frustrante enxergar cada vez menos o arco-íris, apesar de ser mais sensato.
Mas é bom, vamos aprendendo pelo caminho. Como disse bem meu querido George Shaw "A vida é uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos".
Nossa! você animado com a recém descoberta das cores e eu venho com esse discurso schopenhaueriano...
Desculpe!

Senhorita Telles.

 
 
Anonymous Anônimo :

Daniel,
Adorei a idéia e conteudo do texto, mas algumas frases e palavras poderiam ser melhor utilizadas. Não que isso implique num desmerecimento do texto, que foi muito bem pensado e exposto.
PS: O. Calderon,
Sebastião Salgado não usa o preto e branco de sua fotos para julgar os elementos nela contida e sim para passar melhor representação de seus sentimento no momento ou situação que a mesma foi retratada.

 
 
Anonymous Anônimo :

"melhor representação de seus sentimento no momento ou situação que a mesma foi retratada"

Falei o contrário?

 
 
Anonymous Anônimo :

"Que Sebastião Salgado e seus nordestinos não nos ouçam."
Ironizar a desgraça alheia ou falta de opição do próximo é fácil, escrever que é dificil. Deculpa O.C. se não entendi o que você quis passar.

 
 
Anonymous Anônimo :

É... realmente não entendeu =).

Não queria entrar nesse lado, pois acho que não foi a proposta do texto. As cores estão colocadas como conseqüência de caráter, opinião, honestidade...
Eu apenas citei Sebastião, pois falamos tão bem das cores, que achei válido lembrar que existem pessoas que não têm essa vasta palheta; o certo e errado, o preto e o branco, são totalmente claros na vida delas, não existe essa possibilidade de cores que o Daniel defendeu, por isso achei válido citar.
E que eu disse não tem nada de irônico, muito pelo contrário.

ps.: Não vou nem entrar no mérito da pobreza, e do preto e branco como vida sem futuro... sem esperança, pois acho que não é a proposta.

ps2.: Ta desculpado =)

ps3.: Escrever é difícil...? (não deixe o Neruda ouvir isso)
Tenho minhas dúvidas.

 
 
Anonymous Anônimo :

Engraçado.
O texto apresentou uma abordagem, Sra. Calderon pontuou outra, Sr. Neto questionou - a levando em conta outro aspecto, sendo por sua vez corrigido com base em uma outra visão.
Taí o arco-íris.

Senhorita Telles.

 
 
Anonymous Anônimo :

Muitas cores para serem vistas e poucas pessoas para ve-las.

 
 
Anonymous Anônimo :

VAMO ATUALIZA AE GALERA!!!

 
 
Anonymous Anônimo :

eh falta de texto, falta de tempo, ou de vontade mesmo? att isso povo!

 

  Comentar